Maynooth, Irlanda | francineromaniatendimento@gmail.com | 

© 2017 by Francine Romani 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Fran Romani

Como dominar a procrastinação em 6 passos

Atualizado: 25 de Mar de 2019




Procrastinar, a “arte” de deixar para amanhã.

Que atire a primeira pedra quem nunca procrastinou algo na vida. Se você já sentiu preguiça de terminar uma tarefa ou ficou meses adiando para tomar uma decisão importante, fique tranquilo, você não está sozinho neste barco. Todo mundo já procrastinou, nem que tenha sido ao menos uma vez.



Para algumas pessoas, é extremamente difícil se concentrar em algo e tomar decisões. Até as pessoas extremamente produtivas enfrentam o desafio de vencer a procrastinação, mas elas a vencem e não se deixam abater pelo cansaço, preguiça, dúvida.

Como tudo na vida, parar de procrastinar deve ser um hábito. E se esse hábito for novo para você, não tenha pressa, isso só gera ansiedade e dificulta as coisas. Novos hábitos devem ser incluídos aos poucos na rotina. Mas pra isso, primeiramente voce deve lembrar, como eu já disse outras vezes, que você é o dono da sua vida e das suas escolhas.

E se você tem o poder da escolha, então você escolhe ser produtivo ou procrastinador?

Você escolhe dar um “ok” nas tarefas concluídas ou ficar olhando aquela lista enorme de coisas para fazer?

É melhor dormir com a cabeça tranquila ou cheia de problemas e atividades atrasadas?

Então siga essas 6 dicas que separei para você dominar essa tal de procrastinação



1-Comece pela tarefa mais dificil:



Para combater a tentação de procrastinar, você precisa mudar sua maneira de pensar.

Você precisa agir, em vez de dar desculpas. Que tal então começar pelo mais difícil. Assim você já se livra logo desse problema. Caso contrário, ficará procrastinando até encontrar a “hora certa” para fazer.


2 – Se dê recompensas:



Ao realizar uma tarefa desagradável, prometa dar-se alguma pequena recompensas, seja assistir mais tarde uma série que você gosta, ir tomar um café, checar a sua rede social, tomar um banho relaxante, ir fazer um exercicio físico que tu gosta, ir a um restaurante diferente, algo que dê de uma senso de prazer pra você. Primeiro, no entanto, complete sua tarefa.

É assim que fazemos com as crianças. Lembra quando você queria elas comer chocolate, sua mãe não fazia você prometer almoçar tudo para depois comer a sobremesa? Ou fazia nós fazermos todo o dever de casa para depois ir para rua brinca com os amigos?

É uma recompensa pelo esforço.


3-Quebre a tarefa , objetivo ou projeto em pedaços menores.

Tem um ditado que diz: “Como você come um elefante? Uma mordida de cada vez”.

Dividir grandes tarefas em pedaços menores, os quais não levarão mais de 15, 30 ou 45 minutos para serem concluídos, é uma estratégia muito boa.

Quando temos tarefas ou um projeto muito grande, à primeira vista assusta. O primeiro pensamento é: “Não consigo. É muita coisa”.

Então pare, analise tudo e separe esse projeto em pequenas etapas. Fica mais palpável.

Também não se coloque prazos impossíveis.

Se o objetivo ou projeto é grande e complicado, estabeleça datas e limites razoáveis. Quando menos esperar, tudo estará concluído.


4-Estabeleça uma ordem do que vai fazer:

Escolha o que fazer primeiro, o que você fará em segundo lugar e o que você fará mais tarde. Organize sua vida, seu dia, suas tarefas. Organize sua mente.


5-Faça uma lista de tarefas, com prazos a serem cumpridos e como devem ser executadas:

Tire tudo da cabeça e coloque no papel. Isso te ajuda a visualizar o tamanho da tarefa e clareia as ideias. Geralmente, as pessoas pensam, pensam, pensam e não executam. Dessa forma, ficam ansiosas, estressadas e estagnadas. Não adianta apenas pensar, é preciso executar, realizar.



6-Planeje e dê o primeiro passo:

Por mais que seu sonho, objetivo ou projeto pareça complicado demais, para que ele aconteça é preciso que você comece a executá-lo. Enquanto você deixar as coisas para “amanhã”, “mês que vem” ou “ano que vem”, sua vida será a mesma. Ficar na zona de conforto parece bom, mas, na verdade, é bem chato.

Lembre, aprender a controlar a procrastinação é uma forma de autodisciplina. Toda vez que se pegar procrastinando tome as atitudes que listei aqui, e vc vai ver que dia a dia voce passara a ser uma pessoa de mais ação e menos desculpas.

Então bora agir, pois o mundo é dos que fazem não dos que falam!!

Beijinhos da Fran ;)


Se tiver alguma duvida entre em contato ou deixe seu comentário