Maynooth, Irlanda | francineromaniatendimento@gmail.com | 

© 2017 by Francine Romani 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Fran Romani

PROPOSITO DE VIDA- IKIGAI, O que é e como encontrar o seu

IKIGAI (em japonês: 生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa “a razão de ser” ou “o motivo pelo qual acordamos todas as manhãs”.

De acordo com os japoneses, todos temos um IKIGAI no nosso interior e é essencial descobri-lo. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo. Porém, essa busca é extremamente importante porque, somente a partir dela, é possível trazer satisfação e significado para sua vida.



Portanto, IKIGAI é um estilo de vida que traga HARMONIA, LONGEVIDADE e a SATISFAÇÃO PLENA nas diferentes áreas da vida, permitindo assim alcançar a RAZÃO DE SER ou PROPÓSITO para a sua existência.

A busca pelo sentido na vida está profundamente ligada ao entendimento de QUEM SOMOS (nossas crenças, relacionamentos, cultura, formação, etc), mas também em boa parte sobre O QUE FAZEMOS (profissão, vocação, trabalho, lazer, etc).

Assim, em muitos casos nossa percepção sobre nossa RAZÃO DE SER dificilmente estará completa sem encontrarmos consonância entre o que somos e o que fazemos. Em outras palavras, em um mundo no qual nossa identidade apresenta uma profunda correlação entre o ser humano e seu trabalho, são poucas as pessoas que se sentem felizes e com seu propósito realizado sem ter compreendido aspectos pessoais e profissionais.

Por isso mesmo, no círculo IKIGAI observamos a clara correlação entre estes aspectos, ajudando a compreender e detalhar cada um deles. Não se trata de definir o ser humano por meio de seu trabalho apenas. Pelo contrário, a proposta da filosofia IKIGAI é a “desalienação” do trabalho enquanto obrigação social, para uma visão mais humana, na qual podemos encontrar sentido e satisfação naquilo que realizamos.

Comece se perguntando

-O que você ama?

- O que voce sabe fazer bem?

-Qual a razão que o mundo precisa de você?

-Qual a razão de você ser remunerado?


Exercício para encontrar o seu:

Quando aplicado como um exercício de reflexão pessoal, o Ikigai é uma forma poderosa de explorar seu propósito profissional. Se você nunca pensou a respeito da sua razão de ser ou sente que poderia revigorá-la, experimente o seguinte:

1. Leve de 30 a 60 minutos para refletir sozinho, com um caderno e uma caneta.

2. Esboce o diagrama de Ikigai e rotule cada círculo.

3. Passe de 5 a 10 minutos em cada um dos quatro círculos, refletindo e anotando as ideias mais fortes que vêm à mente para cada pergunta.

4. Depois de fazer anotações para cada círculo, tente escrever uma única frase que exprima seu Ikigai: a intersecção das quatro áreas. ** Não precisa ser conciso, gramaticalmente correto ou polido! **

5. Reflita sobre o que você escreveu.

6. Compartilhe com alguém próximo a você. Considere o quão bem alinhado o resultado do seu Ikigai está com sua vida profissional hoje.

7. Finalmente, se você descobrir que há desalinhamento entre seu Ikigai e sua vida profissional atual, desafie-se a dar um pequeno passo ousado imediatamente.

Pense sobre o que você pode fazer ainda hoje para começar a se mover um pouco mais para o seu propósito.


Entendendo ainda mais:

O ikigai é moldado pela intersecção de quatro dimensões básicas: a sua paixão, a sua vocação, a sua profissão e a sua missão na vida. Para esclarecer cada um desses aspectos fundamentais, será útil realizar as seguintes estratégias:

  • Pare de atuar no piloto automático: pergunte a si mesmo diariamente se o que você faz lhe traz felicidade.

  • Não se compare a ninguém, não deseje ter o mesmo que os outros. Você é a sua própria referência.

  • Todos nós temos talento, todos nós temos algum tipo de habilidade excepcional que nos diferencia dos outros e que devemos aproveitar, nos apropriarmos dela e desfrutá-la.

  • O ikigai não é apenas um propósito de vida ou uma aspiração, é um estilo de vidaque deve ser visto, percebido e sentido no aqui e agora.

  • É uma dimensão que nos dá energia todas as manhas e que se traduz em uma série de atividades diárias nas quais desejamos continuar investindo o nosso tempo para fazer cada vez melhor.

  • Muitas vezes, viver de acordo com o nosso ikigai também significa deixar de lado uma grande parte do que nos rodeia. Devemos nos conscientizar de que é algo que exigirá de nós muita coragem.

  • O ikigai é o oposto da passividade ou do conformismo. Ele exige muito de você e o faz se sentir vivo, livre e cheio de energia, independentemente da sua idade ou do seu estado físico, porque acima de tudo, é um estado mental…

Para concluir, se ainda não encontrou o seu ikigai, calma. É possivel começar a pensar nele agora mesmo, e entender e vive-lo, pois na junção dele encontramos a felicidade plena.

Às vezes, ao longo da nossa vida, esse despertar ocorre quando estamos maduros o suficiente para entendermos, e uma vez entendido, ele ocorre de forma tão intensa que não há como voltar atrás. Será um momento onde não há duvidas sobre o caminho a seguir, você fica alinhado com a sua essência.

Eu uso com meus clientes e sempre traz resultados maravilhosos.

Você quer descobrir o seu? Se precisar de ajuda, entre em contato.

Beijinhos,

Fran